O documento relata a mobilização indígena no Amapá durante o "Abril Indígena" de 2014, em que mais de 200 lideranças reivindicaram seus direitos constitucionais em áreas como saúde, educação e proteção territorial. A campanha contou com encontros, debates e audiências públicas com autoridades, cobrando melhorias na atuação do Estado. As lideranças denunciaram a precariedade dos serviços de saúde, o descaso da Funai e a falta de reconhecimento da formação de professores indígenas promovida pelo Iepé. Também criticaram a paralisação de obras escolares e o descumprimento de promessas por parte do DSEI e da CASAI. O movimento buscou pressionar o governo por ações concretas e respeito aos direitos indígenas.(Resumo criado pelo OpenAI,ChatGPT)
Originador(es): Instituto de Pesquisa e Formação IndigenaMovimento indígena reivindica seus direitos junto ao governo do Amapá
Recurso adicionado em:
02/05/2025
Objetivo:
Relatar a mobilização do movimento indígena no Amapá em 2014 para reivindicar direitos constitucionais nas áreas de saúde, educação e infraestrutura, e denunciar o descaso do Estado e de órgãos responsáveis.
Idiomas disponíveis:
Português
comments powered by Disqus