Mapa de Evidências: Efetividade Clínica da Apiterapia

https://public.tableau.com/app/profile/bireme/viz/apiterapia-pt/evidence-map

Este mapa apresenta uma síntese gráfica da evidência sobre apiterapia analisada em 51 estudos de revisão sistemática. Todos os estudos foram avaliados, caracterizados e categorizados para as seguintes intervenções da apiterapia: Mel, Própolis, Apitoxina, Pólen e Geleia Real. A maioria dos estudos analisou a intervenção Mel aplicada para os desfechos mucosite (16 revisões) e ferida (8 revisões). A Própolis foi a segunda intervenção mais estudada para os desfechos mucosite (4 revisões) e placa dentária (3 revisões). Três revisões avaliaram os efeitos da Apitoxina aplicada em desfechos dos grupos Dor (alívio da dor, dor articular, dor cervical, dor lombar e dor muscular); e Doenças Não Transmissíveis (artrite, bursite, doença de Parkinson, osteoartrite e ovário policístico). Esta intervenção também foi aplicada para os desfechos de função motora e transtorno da articulação temporomandibular. A Geleia Real foi aplicada para os desfechos de mucosite, glicemia e hemoglobina glicada, em 2 estudos. Uma revisão sistemática estudou o pólen aplicado para os desfechos de dor pélvica e qualidade de vida.

Autor(es): Erika Cardozo Pereira, Rilkaelle Gomes de Melo Cerqueira, Andreza Beatriz Ellero, Mikhael de Mattos Marques Originador(es): BIREME/OPAS/OMS, CABSIN
Recurso adicionado em: 10/02/2022
Objetivo: Apresentar uma visão geral das evidências sobre apiterapia para diferentes condições clínicas e de saúde das pessoas.
Idiomas disponíveis: Português
Apiterapia, Terapias Complementares
  • Compartilhar
  • Sugerir uma palavra-chave
    [X]
    Sugestões
    Separadas por virgula
    [X]
    Obrigado por sua sugestão.
    Problemas de comunicação. Por favor tente novamente.
  • Informar um erro
    [X]
    Motivo
    Novo Link (opcional)
    [X]
    Obrigado por informar este problema.
    Problemas de comunicação. Por favor tente novamente.
comments powered by Disqus

Mais relacionados