O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil - edição de 2024 (ENANI-2024) é uma pesquisa nacional de base domiciliar com crianças de até seis anos (72 meses) que tem como objetivo estimar e avaliar parâmetros relacionados às práticas de amamentação, ao consumo alimentar, ao estado nutricional antropométrico e à epidemiologia das deficiências de micronutrientes, segundo macrorregiões do país, faixa etária e sexo. Nesta edição, será também realizada avaliação antropométrica e estimada a prevalência de anemia entre as mães biológicas de todas as crianças participantes do estudo. Esta é a segunda edição deste estudo científico financiado pelo Ministério da Saúde e coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em conjunto com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).
Creador(es):
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Recursos añadido en:
17/07/2019
Objetivo:
Avaliar as práticas de aleitamento materno e de alimentação complementar, o consumo alimentar, o estado nutricional antropométrico infantil e a deficiência de micronutrientes (hemoglobina, ferritina, vitamina A, vitamina B12 e zinco) entre crianças brasileiras de até 6 anos (72 meses), segundo macrorregiões do país, faixa etária e sexo. Seu objetivo secundário é avaliar o estado nutricional das mães biológicas das crianças participantes do estudo. O estudo também contempla temas adicionais como: desenvolvimento infantil, atividade física, uso de suplementos de vitaminas e minerais, habilidades culinárias dos cuidadores da criança, insegurança alimentar e ambiente alimentar doméstico e comunitário.
Idiomas disponibles:
Portugués
Leche Humana, Nutrición del Lactante, 50207, Lactancia Materna, Antropometría, Embarazo, Micronutrientes/deficiencia, Estado Nutricional, Visita Domiciliaria, Brasil